SERVIÇOS GEOLÓGICOS

 

O GEÓLOGO é um dos principais “tradutores” dos processos naturais, descobrindo, interpretando, mitigando, estudando e auxiliando a humanidade a melhor se adaptar ao planeta onde vive… (Fonte: Portal do Geólogo)

10464184_654603624622286_5247602294014808234_n

A GEOLOGIA E SEU CAMPO DE ATUAÇÃO
O campo de atuação do geólogo é vasto contudo está sempre relacionado aos recursos naturais do Planeta Terra, sendo para o melhor aproveitamento destes recursos (mineração, geologia de engenharia, hidrogeologia, geotecnia, etc.) ou em prol de sua preservação (geologia ambiental, meio ambiente).

VIABILIZAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS
Em diversas situações a atuação competente de um geólogo é decisiva para o sucesso ou insucesso de um empreendimento, seja este da área de mineração, obras de engenharia, construção civil ou meio ambiente.

SOLUÇÕES GEOLÓGICAS PARA OBRAS DE ENGENHARIA
Muito avanço se obteve constatando-se a importância do conhecimento geológico-geotécnico na construção de obras, desde as de pequeno porte até as de maior complexidade.

 

LAUDOS GEOLÓGICOS E GEOTÉCNICOS
Os laudos geológicos e geotécnicos são exigidos pelos órgãos ambientais competentes durante a fase de Licença Prévia (LP) a fim de certificar a viabilidade técnica do empreendimento no que tange a configuração geológica do meio físico onde será implantado.

Realizamos laudos geológicos e geotécnicos com agilidade, eficiência e preços competitivos visando atender a demanda do licenciamento ambiental para a indústria da construção civil:

A general view of the Arena de Sao Paulo venue for the FIFA 2014 World Cup Brazil on December 16, 2013 in Sao Paulo, Brazil.

 

– LAUDO GEOLÓGICO;
– Laudo geológico-geotécnico;
– Investigações geotécnicas;
– Sondagens (Rotativa, SPT);
– Encaminhamento de licenças ambientais;
– Avaliação Preliminar de viabilidade técnica-ambiental para a implantação de empreendimentos imobiliários;
– Pareceres técnico-ambientais;
– Identificação e demarcação de Áreas de Preservação Permanente (APPs).

 

 

 

POÇOS TUBULARES E SOLUÇÕES HIDROGEOLÓGICAS
A utilização da água subterrânea é prática muito comum, na forma de poços tubulares profundos – os “poços artesianos”. Esta se justifica tanto para fins industriais (quando a capacidade de fornecimento de água pelo serviço público não é suficiente), como agrícolas e até residenciais (quando não existe fornecimento de água pelo serviço público no local).

Disponibilizamos para nossos clientes uma ampla gama de serviços neste importante segmento da geociências, que vão desde a prospecção de locais adequados para a perfuração de poços artesianos até sua perfuração e regularização junto aos órgãos ambientais competentes:

foto-4-6

 

– Prospecção Hidrogeológica visando alcançar maiores vazões de captação;
– Projetos para exploração de água mineral;
–  REGULARIZAÇÃO DE POÇOS TUBULARES E OUTORGA DO USO DA ÁGUA SUBTERRÂNEA,
 junto ao Departamento de Recursos Hídricos (DRH);
– Anuência prévia e perfuração de poços artesianos;
– Teste de bombeamento/ Cálculos de vazão e hidrogeológicos;

 

 

 

 

 

AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DE PASSIVOS AMBIENTAIS

Um passivo ambiental representa os danos causados ao meio ambiente por quaisquer atividade, representando assim, a obrigação e a responsabilidade social da empresa geradora com aspectos ambientais. Neste sentido, atuamos na identificação e na quantificação de passivos ambientais através das metodologias técnicas legalmente previstas, de modo a fornecer subsídio para as atividades de remediação ambiental, a serem realizadas a posteriori


– Avaliação/Investigação ambiental preliminar, confirmatória e detalhada conforme a NBR-15-515;
– Elaboração de Planos de Amostragem;
– Realização de Sondagens de Solo;
– Instalação de Poços de Ponitoramento (PM) e Piezômetros (PZ);

instalacao-de-poco-de-monitoramento-de-agua-subterranea_617689

 

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

O licenciamento ambiental é um instrumento de prevenção e fiscalização, instituído pela Política Nacional do Meio Ambiente (Lei Federal nº 6.938/1981), que consiste em um procedimento administrativo pelo qual o órgão competente licencia a localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos ou atividades que possam causar poluição ou degradação ambiental.

 

– Licenciamento ambiental para atividade minerária;
– Plano de Controle Ambiental (PCA);
– Relatório de Controle Ambiental (RCA);
– Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD);
– Plano de Fechamento de Mina.

 

SERVIÇOS DE TOPOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO

geoprocessamento é o processamento informatizado de dados georreferenciados. Utiliza programas de computador que permitem o uso de informações cartográficas (mapas, cartas topográficas e plantas) e informações a que se possa associar coordenadas desses mapas, cartas ou plantas. Pode ser utilizado para diversas aplicações.

 


– Levantamentos planialtimétricos;
– Georreferenciamento;
– Processamento digital de imagens aéreas e orbitais;
– Modelos digitais de terreno (MDTs);
– Mapeamento de uso e ocupação do solo;
– Elaboração de mapas temáticos georreferenciados.

 

OUTROS SERVIÇOS SOB-CONSULTA.